Você já tem uma boa solução de Business Intelligence para a sua empresa? Ou ainda acha que é um assunto muito complicado ou caro para o seu negócio?

Realmente, a primeira geração de soluções de BI era complexa, de difícil implantação e alto custo de manutenção, mas isso já mudou faz tempo.

Business Intelligence não é mais um assunto só para grandes empresas, mas uma vantagem competitiva importante também para as médias e pequenas.

Hoje em dia, soluções como BlueMetrics são rápidas de implantar (poucos dias, em vez de muitos meses), fáceis de operar, robustas na tecnologia e o melhor de tudo: com um custo muito acessível para empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Confira aqui cinco provas de que você está perdendo dinheiro por ainda não contar com uma boa solução de BI:

  1. Se você tem um funcionário ou estagiário coletando informações e gerando relatórios a partir do seu ERP, certamente está utilizando mal esse profissional e perdendo dinheiro. Contando salário e benefícios, esta pessoa não custa menos de R$ 1.000/mês. Você pode ter um BI por menos que isto, mas com informações em tempo real e análises mais profundas, capazes de gerar insights valiosos para o seu processo de decisão.
  2. Se você tem uma rede de filiais ou de franquias e seus gestores não acompanham o desempenho minuto a minuto de cada unidade e de cada vendedor, você está perdendo oportunidades. Com uma boa ferramenta de BI, você tem acesso a históricos, tendências, metas e qualidade das vendas (número de vendas versus atendimentos, margem, ticket médio e produtos por atendimento). Assim, fica bem mais fácil tomar decisões baseadas em dados e corrigir rumos.
  3. Com a solução de BI adequada, você consegue saber em tempo real quais os produtos que vendem mais e quais aqueles que vendem menos. E mais: com qual margem, como está a variação em relação a períodos anteriores e quais produtos vendem combinados. Já imaginou o custo de vender sem perceber que centenas de unidades de um produto estão com o preço/margem abaixo do desejado?
  4. Se não sabe qual a cobertura de cada item em estoque (para quantos dias de venda você tem estoque), duas coisas podem acontecer: primeiro, produtos campeões de venda podem estar com estoque baixo (cobertura para poucos dias). Em pouco tempo acabarão e esta falta representará perda de venda. Segundo, produtos que vendem pouco e têm estoque elevado ficam encalhados. Ou seja, dinheiro parado em itens que não geram resultado. Ao contar com estas informações, você ajusta seus estoques e compras, deixando de perder oportunidades importantes.
  5. Você pode dizer que conhece bem os hábitos dos seus clientes a ponto de gerar valor com este conhecimento? Contando com informações de recência, frequência e valor médio de compras, você consegue identificar claramente seus clientes mais valiosos, ampliar o relacionamento com eles em vários canais e até prever quem está no ponto para comprar novamente. Um exemplo simples: se um cliente compra quatro vezes por ano e não aparece na loja há três meses, estatisticamente ele já está em ponto de compra, podendo musically crown no survey ser incentivado a comprar.

Um bom gestor precisa de informação atualizada, instantânea e disponível em tempo real, para tomar decisões mais assertivas. Afinal de contas, o mercado está cada vez mais competitivo, globalizado, técnico e orientado por dados.

Terminamos este texto com um convite: que tal fazer um teste gratuito da nossa solução utilizando os seus próprios dados? Teremos o maior prazer em demonstrar a superioridade da nossa solução.

Para isso, você só precisa preencher o formulário no nosso site ou nos contatar pelo fone (51) 3029-2005.

Conheça BlueMetrics. E tome decisões simplesmente melhores. :)