Saiba como utilizar o BI para reduzir custos

BI para reduzir custos

Uma das principais preocupações dos gestores é como reduzir custos e aumentar receitas. Fazer esses ajustes requer conhecimento dos processos internos da empresa e do seu mercado de atuação. Resumindo: é uma questão de inteligência, ou melhor, de inteligência de negócios, ou business intelligence. Então leia o post e saiba como utilizar o BI para reduzir custos

Primeiro, vamos recapitular um trechinho do nosso post Business Intelligence: descubra tudo que ele pode fazer pela sua empresa: “BI se concentra em organizar e transformar diferentes tipos de dados em informações úteis para a tomada de decisões de uma empresa”. O conceito de BI pode abraçar qualquer segmento de mercado ou setor de uma organização. No nosso caso, queremos utilizar BI para reduzir custos, então vamos ver algumas situações possíveis: 

Ações de marketing sem desperdício

O departamento de marketing costuma concentrar altos custos para qualquer empresa. Criação, produção e compra de espaços na mídia não são gastos triviais. Por isso, uma das melhores formas de reduzir custos com o setor é criar campanhas segmentadas para o seu público-alvo mais propenso a consumir. 

Com o BI, você consegue analisar a faixa etária, gênero, localização e os comportamentos de compra dos seus clientes. Utilizando essas informações em plataformas como Facebook Ads e Google Ads, sua chance de sucesso é muito maior. 

Combine Business Intelligence com Recursos Humanos

Como já falamos, o Business Intelligence é uma prática e uma tecnologia usadas para facilitar a tomada de decisões, independente do segmento ou setor de cada empresa. Um exemplo disso é o People Analytics, que consiste na coleta e análise de dados para gerar valor do capital humano em uma organização.

Pode começar no recrutamento; um gestor de RH que realmente compreenda as necessidades e demandas da empresa pode procurar um perfil ideal de funcionário. Combinado a outras ferramentas de gestão, o BI pode gerar uma visão abrangente dos candidatos, além de seus interesses e personalidade.

Performance é outro bom exemplo. Por meio de uma solução de BI, é possível visualizar a relação de custo e valor que um colaborador gera para a empresa.

Evite gargalos com BI

“Processo ineficiente” é uma forma de dizer que você está gastando dinheiro em iniciativas que não dão resultados. Para piorar a situação, esses processos são extremamente difíceis de detectar, podendo resultar em perda de dinheiro por muito tempo, em tarefas redundantes e sem valor ou no desperdício de materiais. 

O lado bom é que esses problemas podem ser resolvidos com o auxílio de uma boa ferramenta de BI. Gestores podem monitorar e quantificar perdas para determinar os processos que necessitam de algum tipo de revisão, além dos gargalos que não podem seguir acontecendo.

Agilidade para a tomada de decisões

Esse é um case que retiramos do blog da Sisense, o fabricante da solução de BI de ponta da qual a BlueMetrics é Silver Reseller & Implementation Partner no Brasil, América Latina e EUA.

A Orion é uma empresa líder em soluções SaaS de contabilidade de portfólio para consultores. Seus mais de 950 clientes gerenciam ativos que abrangem 1,5 milhão de contas e totalizam quase US$ 375 bilhões. Muita responsabilidade, não é? Não é à toa que eles precisavam de uma ferramenta de BI precisa, confiável e robusta.

O problema é que, quando entraram em contato com a gente, eles estavam usando uma solução estática de relatório que fornecia dados obsoletos, semanas após o final do mês, enquanto seus clientes demandavam dashboards dinâmicos e pré-configurados. Ao mudar para a ferramenta Sisense, a especialista em BI Malinda Jepsen foi capaz de oferecer tudo isso e ao mesmo tempo dobrar a sua receita de vendas.

Quer saber mais sobre este case? Confira o post completo aqui.

Estoque na ponta do lápis dashboard

O Business Intelligence tem grande potencial para auxiliar na gestão do estoque. Encontrar o equilíbrio do estoque considerando a oferta e a demanda pode ser difícil sem auxílio de uma boa ferramenta de BI. Afinal, se a demanda for alta e a oferta baixa, você deixa de vender. Se for ao contrário, você fica com o estoque cheio de mercadorias que podem perder a validade, sair de moda ou serem danificadas. Ambos os casos significam prejuízos. 

Estoque lotado também significa maior dificuldade de fazer o inventário e representa capital de giro imobilizado. Isso quer dizer dinheiro que poderia ser investido em outros produtos com maior demanda ou mesmo em outras iniciativas dentro da empresa.

Em busca do melhor custo-benefício 

Uma boa solução de BI também tem potencial para auxiliar na redução de custos nas operações de compra. Afinal, estamos todos em busca de serviços e produtos com o melhor custo-benefício possível.

Como o BI aplica indicadores para avaliar os fornecedores, como tempo de entrega, preço, eficiência, qualidade, entre outros, fica mais fácil escolher os melhores, o que significa compras mais seguras e econômicas. 

Quer utilizar BI para reduzir custos?

A BlueMetrics tem a solução de BI ideal para o seu negócio. Então, deixe uma mensagem no nosso formulário que nós entraremos em contato com você. E, se quiser saber mais sobre o assunto, sugerimos conferir nosso post com 5 provas de que você está perdendo dinheiro por ainda não ter uma solução de BI.

Contact us

Contact us

en_US