Entenda como o varejo pode se beneficiar de uma estratégia de Business Intelligence efetiva
Quando pensamos em varejo, pensamos em uma das áreas mais competitivas e inovadoras do mercado. É por meio desse segmento que são introduzidas a maior parte das estratégias disruptivas, arrojadas e que são altamente focadas em resultados.
No entanto, será que os varejistas investem em táticas de análise de dados efetivas, concentradas em impulsionar o setor? Talvez a resposta para essa pergunta seja subjetiva e dependa de muitos fatores. Porém, uma coisa é certa: com a competição digital, o crescimento de e-commerces e ações omnichannel, investir em business intelligence no varejo é a receita certa para alcançar o crescimento.
Como o Business Intelligence pode solucionar problemas do varejo?
Quem pertence ao setor varejista sabe: independente do sucesso alcançado e do tamanho da empresa, alguns problemas persistem. Contudo, muitos deles podem ser solucionados com a adoção de estratégias de Business Intelligence e análise de dados.
- Problemas de estoque e logística.
- Escolha e relacionamento com fornecedores.
- Falta de planejamento estratégico.
- Falta de visibilidade sobre o desempenho da loja (ou das lojas).
- Dificuldade em acompanhar os KPIs e o atingimento de metas da empresa.
- Dificuldade em acompanhar o desempenho dos funcionários.
- Falta de segurança e monitoramento.
- Problemas em traçar e seguir um planejamento de marketing.
A lista é imensa. E pode se tornar ainda maior, dependendo de qual segmento do varejo você e a sua empresa se encontram.
A boa notícia é que a análise de dados pode ser a chave para resolver de vez esses problemas, que atrapalham – muito! – a busca pelos melhores resultados e entrar de vez na transformação digital.
Entenda os benefícios do Business Intelligence para o varejo
1. Gestão de estoque otimizada
Ficar de olho na mercadoria do estoque é um dos pontos sensíveis para quem atua no varejo. Afinal, é importante que o produto esteja sempre disponível para o cliente, mas sem excessos, para não deixar o dinheiro parado e reduzir custos.
Com o BI, o gestor consegue conhecer melhor os processos da operação e, com isso, pode descobrir a quantidade certa de material para cada loja, analisar a frequência de compra e organizar o remanejo de mercadorias, se for necessário.
2. Análise precisa de fornecedores
Os dados pelas ferramentas BI também podem auxiliar no relacionamento com os fornecedores, já que possibilitam a mensuração da qualidade e do volume de compras com cada fornecedor. Assim, é possível que o gestor conheça com mais precisão aqueles que oferecem melhor prazo, valores mais baixos e quais não têm problemas com entrega de mercadoria.
3. Um planejamento estratégico de verdade
Com a análise de dados, é possível fundamentar melhor a tomada de decisão dentro de uma empresa. Isso porque uma série de métricas e estudos precisos são usados para que o planejamento estratégico aconteça de forma mais organizada.
Dessa forma, fica mais fácil compreender o cenário de maneira sistêmica, entendendo os níveis de inadimplência, o funcionamento do fluxo de caixa e a necessidade de mudanças e implementação de melhorias.
4. Avaliação eficiente da rentabilidade de lojas
No varejo nem todas as lojas têm o mesmo rendimento e a mesma rentabilidade. E é essencial que o gestor saiba disso e tenha mecanismos para identificar essas unidades. Nesse caso, o Business Intelligence pode ser muito útil para entender os motivos pelos quais uma unidade é mais lucrativa do que outra.
Com os dados em mãos, o gestor é capaz de desenhar estratégias e tomar decisões importantes para o negócio, como fechar uma loja, por exemplo.
5. Acompanhamento eficiente de metas
Para o acompanhamento e conquistas de metas, o BI pode ser um ótimo aliado. Afinal, a ferramenta consegue mostrar e comparar dados do passado e do presente e até fazer uma estimativa para o futuro, com base nas informações anteriores.
A análise de dados no varejo também auxilia a alcançar novas metas, já que para isso é preciso que o gestor entenda como está o desempenho da equipe, o quanto falta ser vendido para alcançar os resultados pré-definidos e se as vendas estão evoluindo a cada mês ou não.
6. Melhor performance do Marketing
O BI também pode ser útil para traçar o perfil dos clientes de determinada empresa. Assim, é possível fornecer ao departamento de marketing informações que podem servir para criação de campanhas de comunicação, eventos promocionais e até na criação de novos produtos ou serviços, de acordo com a necessidade do consumidor final.
Fazer uma análise das informações obtidas através de dados dos clientes é fundamental para conhecer quem está consumindo seu produto/serviço, conseguindo fazer uma abordagem mais direcionada e certeira para esse público.
7. Identificação e desenvolvimento de skills necessárias para os vendedores
Por meio da análise de dados, os varejistas podem subsidiar uma estratégia de desenvolvimento de skills, compreendendo o que é necessário para as atividades essenciais, visando o crescimento. Desse modo, dá para identificar quais talentos você já tem em casa, quais você precisa desenvolver ou prospectar no mercado.
Confira exemplos práticos do que o business intelligence no varejo pode fazer
Você motiva os seus colaboradores
Tendo acesso às métricas de desempenho dos seus colaboradores, fica muito mais simples identificar habilidades e desafios. Com esse primeiro passo, o gestor pode focar em métodos de desenvolvimento de habilidades e trabalhar os gaps de maneira muito mais certeira.
Além disso, esse estudo de comportamento também se aplica ao público-alvo da loja, que pode ser analisado, visando o conhecimento de hábitos, preferências e conduta de compra.
Com o Business Intelligence no varejo você tem uma visão geral e estratégica das lojas
Com uma visão de cada unidade, você pode tomar decisões precisas, focadas em lucro e resultados. Você não vai estar no escuro e poderá contar com relatórios para decidir de forma embasada em dados.
Você mapeia o estabelecimento e cria oportunidades de conversão
Algumas ferramentas analíticas permitem mensurar o que chama atenção do público, o que preferem comprar e o que não sai da prateleira. Isso faz com que o gestor saiba exatamente o que deixar diante dos olhos dos clientes e o que pode ficar mais no fundo da loja.
Você cria campanhas de marketing voltadas para a venda
Independente de ser loja física ou e-commerce, algumas campanhas costumam atrair mais o público justamente por atingir o canal certo de comunicação. Com o BI, é possível saber qual canal seu público alvo deseja receber informações e acertar na hora de informar sobre seus principais produtos e serviços.
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