BI jurídico: como aplicar a análise de dados no seu escritório de advocacia

Assim como para setores como saúde e agronegócio, implantar o BI em um escritório de advocacia pode trazer muitos benefícios na hora de tomar decisões e colher resultados. 

Não é segredo para ninguém que o distanciamento social imposto pelo coronavírus fez com que milhares de estabelecimentos de áreas diversas precisassem recorrer a tecnologias de dados. Com os escritórios de advocacia,  não foi diferente. 

O BI serve para qualquer tipo de negócio, seja ele grande, médio ou pequeno. Independente do tamanho, o business analytics e o data driven irão se adaptar e ajudar muito na hora de tomar decisões mais eficazes, que visem o crescimento da companhia. 

BI para escritórios de advocacia: os principais problemas do setor jurídico

Você, advogado, já deve imaginar o principal problema que vamos ilustrar aqui, né? Sim, estamos falando dela: a quantidade esmagadora de dados sensíveis. 

Cada caso e cada cliente significam um amontoado de informações, números, registros e papéis. E não é nada fácil administrar tudo isso, por isso pode ser muito útil entender a quantidade de horas trabalhadas para cada cliente ou para executar uma tarefa específica.

É justamente aí que o BI voltado para escritórios de advocacia pode auxiliar. Afinal, o business analytics não teme nenhum volume de informações. Através dele, você terá muito mais autonomia na hora de gerenciar o que precisa e descartar dados que não sejam assim tão relevantes. 

Além disso, graças a essa capacidade de gerenciamento, a análise de dados também otimiza o tempo da sua equipe, economizando-o e redirecionando-o a atividades mais rentáveis e importantes dentro do escritório. Dê adeus àqueles momentos em que os assistentes gastavam horas apenas para achar um RG ou habite-se. 

Business analytics e análise de dados: cada vez mais próximos do ambiente jurídico

Diferentemente do que acontecia no passado, investir em tecnologia é muito mais viável e simples, não sendo mais preciso adquirir licenças de software e nem mesmo investir em grandes equipamentos com alta capacidade de armazenamento e processamento de dados. 

Hoje, tudo isso é feito com armazenamento na nuvem, com uma consequente redução nos custos, o que torna essas técnicas técnicas cada vez mais acessíveis – mesmo para organizações de menor porte. 

Dessa forma, não é difícil intuir que o BI já é uma realidade em inúmeros escritórios do mercado, auxiliando na antecipação e resolução de problemas, tomada de decisões em casos importantes e nas questões administrativas internas, além de impulsionar o foco e a produtividade no segmento. 

Escritório de advocacia e BI: onde a implementação da análise de dados pode ajudar? 

1  – Monitoramento e análise de desempenho dos colaboradores

Já deu para ter uma ideia de como o BI pode auxiliar um escritório de advocacia nas questões de trabalho e clientes, certo? Agora, vamos focar em como a tecnologia pode ajudar a monitorar e analisar o ambiente interno, principalmente no quesito desempenho dos colaboradores. 

Com a análise de dados embasada no business analytics, os gestores passam a conseguir facilmente identificar problemas e agir rapidamente para minimizá-los ou eliminá-los completamente.

2 – Horas trabalhadas

As horas trabalhadas podem servir como base para uma análise da rentabilidade, com a relação do custo das horas apontadas versus o valor do contrato. Também é possível, por exemplo, acompanhar o tempo médio para produção de uma petição, contestação ou apelação, assim como quais áreas, atividades ou clientes demandam mais trabalho.

3 – Indicadores financeiros

Na área financeira, podemos medir o índice de recebimentos versus faturamentos. Estes indicadores de desempenho possibilitam que o gestor identifique se sua carteira de clientes é saudável, qual a probabilidade de um determinado cliente pagar ou não uma fatura para a venda de um novo serviço e, eventualmente, quais clientes não serão mais atendidos pelo escritório.

Para inspirar você a levar o BI para o seu escritório de advocacia 

Segundo os dados da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), no Brasil, existem mais de 200 empresas que oferecem serviços como monitoramento e extração de dados públicos, jurimetria, compliance, conteúdo e consultoria para advogados. 

A utilização de pelo menos uma plataforma de inteligência artificial para a análise de dados já é comum entre os escritórios. E aí? Você vai ficar muito tempo perdendo para a concorrência? 

Que tal implementar agora a análise de dados no seu negócio?  

Parceira da Sisense, uma das maiores empresas globais de Data Analytics e Business Intelligence, a BlueMetrics ajuda você a implementar a melhor solução de análise de dados para impulsionar a gestão e a tomada de decisões no seu escritório de advocacia. 

Deixe uma mensagem no nosso formulário que nós entraremos em contato com você.

Contact us

Contact us

en_US