Entenda como o BI pode se tornar a ferramenta chave na sua estratégia de Black Friday, garantindo mais lucros e menos complicações na hora de vender.
Desde o início da pandemia do coronavírus, o mundo todo mudou – e isso inclui a Black Friday e o seu funcionamento. Devido às políticas de isolamento social, o boom da transformação digital e, por consequência, do comércio online, trouxeram um caráter mais tecnológico para a data. Tudo isso fez com que o e-commerce crescesse 75% durante o período, segundo uma pesquisa realizada pela Mastercard.
No entanto, com o avanço das vacinações e o afrouxamento das medidas de isolamento, o varejo se prepara mais uma vez para uma nova Black Friday, que também traz incertezas, mas promete a grande retomada das lojas físicas – só que, dessa vez, em regime de omnicanalidade, com estratégias que se conversam entre o físico e o digital da marca.
E você? Está preparado para impulsionar as vendas? Pois saiba que o Business Intelligence está aqui como uma ferramenta aliada, pronta para ajudar você a organizar sua estratégia, colocá-la em prática, tomar decisões baseadas em dados confiáveis e lucrar muito mais.
Black Friday e BI: Quais são os principais problemas enfrentados pelos varejistas e pelos compradores durante a BF?
Uma data especial traz problemas especiais – ainda mais quando estamos falando de um grande evento, com expectativas gigantescas, tanto do lado de quem vende quanto de quem compra. Por isso, antes de começar preocupar-se em como sanar essas eventuais pedras no caminho, entenda de vez quais são elas.
Os principais problemas enfrentados pelos varejistas são:
1) Falta de organização no estoque
Já parou para pensar o quanto é comum encontrar lojas com o estoque esgotado durante a BF? Infelizmente, essa é uma realidade comum e que pode comprometer os resultados de todo o trimestre. Por outro lado, garantir um estoque exageradamente grande também é prejudicial, já que significa dinheiro parado e problemas na redução de custos extras.
2) Dificuldade em pensar em um planejamento estratégico
Realmente, não é fácil desenvolver um planejamento estratégico eficiente e que abarque todas as suas metas, ainda mais quando falamos em uma data cheia de buzz, como a Black Friday. No entanto, é imprescindível que um planejamento seja realizado para garantir um desempenho excelente e resultado nas alturas.
3) Dificuldade em colocar em prática a omnicanalidade
Ser omnichannel é a grande tendência do momento. Mas não pense que, para isso, basta você ter uma loja física, um e-commerce e um aplicativo. Na verdade, mais do que a quantidade de canais de venda, o que importa para ser omnichannel é o alinhamento estratégico e comunicacional entre os canais.
Ou seja, o modo como você comunica a sua marca, as promoções que você faz e os produtos que você vende devem estar presentes ou interligados em todos esses pontos. Já imaginou como impactaria nos seus resultados se você pudesse passar os dados de comportamento do e-commerce para os vendedores das lojas físicas? Eles atenderiam os clientes de maneira mais personalizada, aumentando as chances de uma compra e do crescimento do ticket médio. No entanto, tudo isso só pode ser feito através de um estudo de dados sólido.
Por outro lado, os principais problemas enfrentados por clientes são:
1) Querer um produto que não está no estoque
Sim, esse ponto retoma o que falamos acima sobre o problema dos lojistas de gerenciamento de estoque (para você ver como isso é importante!). Acredite: nada desanima mais um consumidor durante a Black Friday do que ver que o seu produto ou serviços dos sonhos não está mais disponível. É um verdadeiro banho de água fria e um grande inimigo da experiência de compra.
2) Promoções que não são promoções de verdade
Todos sabem que a Black Friday é a data mais esperada do ano graças aos descontos e promoções que são realizados. E é exatamente isso o que os clientes esperam. Então, nada de ir pelo caminho mais seguro e dar descontos baixíssimos, de 5% ou 10%. Promoções que não mudam em quase nada os preços também dão uma grande frustração para os clientes – e lembre-se: se você não garantir promoções arrasadoras, os concorrentes vão.
3) Problemas na logística
A demora na entrega, erros de endereço e de pedido e problemas de gestão de logística também são reclamações comuns dos consumidores durante a BF. Afinal, com o volume extra de pedidos, as marcas se tornam mais suscetíveis a erros. No entanto, isso não é desculpa para frustrar o cliente.
Seja o seu processo de entrega tercerizado ou não, é o nome da sua empresa que será afetado pelos erros. Por isso, o ideal é manter um controle rigoroso sobre prazos, endereços e pedidos através de uma coleta de informações confiável.
O Business Intelligence na Black Friday: como ele pode ajudar?
Agora que você já conhece os principais problemas de ambas as frentes envolvidas numa compra de Black Friday, está na hora de entender como resolvê-los. E sim, o Business Intelligence e a análise de dados são parte essencial da solução.
A seguir, você confere como eles podem ajudar a sua empresa a superar os desafios citados aqui neste texto e outros mais.
- BI, o melhor amigo do seu estoque
Você já sabe que um estoque grande demais é ruim, assim como um pequeno demais. Então, para a BF o ideal é garantir um estoque meio-termo, que esteja pronto para sanar a necessidade prevista dos clientes e, ao mesmo tempo, não comprometa o seu espaço e crédito.
Mas como fazer isso? Ora, com um estudo embasado em dados de compra e comportamento do consumidor, com um conhecimento sobre os fluxos e processos e com a organização e remanejo de mercadorias – e tudo isso pode ser realizado por meio do Business Intelligence.
- Planejando e executando a estratégia
Com a análise de dados, é possível fundamentar melhor a tomada de decisão dentro de uma empresa. Isso porque uma série de métricas e estudos precisos são usados para que o planejamento estratégico aconteça de forma mais organizada.
Assim, fica mais fácil compreender o cenário de maneira sistêmica, entendendo os níveis de inadimplência, o funcionamento do fluxo de caixa e a necessidade de mudanças e implementação de melhorias. Tudo isso é conhecimento prévio necessário para que você possa aprender com os erros, investir nos pontos fortes e pensar em soluções eficazes no seu planejamento estratégico.
- Investindo em uma estratégia omnichannel
Já deu para ver que, para ter uma estratégia alinhada em todos os seus canais de venda, a inteligência de dados é imprescindível, né? E observe que a gente falou “inteligência” e não apenas “dados”. Isso quer dizer que não basta você colher dados relevantes. Você precisa entendê-los e analisá-los, partindo daí para uma ação estratégica omnichannel.
E, se estamos falando de inteligência de dados, estamos falando de Business Intelligence. Com ele, você não precisa quebrar a cabeça tentando achar qual dado se liga com outro para uma análise que funciona. Tudo já está ali, agrupado e personalizado conforme a sua necessidade.
- Controlando a sua logística
Em um setor tão complexo, é normal que existam gargalos que prejudicam não apenas a produtividade, mas a competição no mercado, aumentando os custos e a quantidade de retrabalho. E se tem uma coisa que não queremos na Black Friday é perder tempo (e dinheiro) que poderia ser investido em marketing e vendas.
E é aí que entra o business intelligence. Como uma metodologia que visa minimizar erros e ajudar na tomada de decisão, o BI pode ajudar os gestores por meio da coleta de dados relevantes, além do acesso a dashboards atualizados com informações em tempo real, que permitem o monitoramento completo do processo.
- Melhorar a performance do Marketing
O BI também pode ser útil para traçar o perfil dos clientes de determinada empresa. Assim, é possível fornecer ao departamento de marketing informações que podem servir para criação de campanhas eficientes durante a Black Friday.
Para isso, é necessário fazer uma análise das informações obtidas através de dados dos clientes e conhecer de verdade quem está consumindo seu produto ou serviço, conseguindo fazer uma abordagem personalizada para cada cliente e investindo na melhora da experiência de compra – seja no site, no app ou na loja física.
- Descobrir quais são os produtos favoritos dos consumidores
Você sabe quais são os seus produtos ou serviços queridinhos dos clientes? Entender quais são os seus campeões de vendas ano após ano na Black Friday, também é algo que o BI pode fazer por você, além de mostrar qual o percentual de lucro em cima de cada produto.
Dessa forma, você tem controle sobre o que está vendendo mais e o que está vendendo menos, além de colher informação crucial para o seu planejamento de Black Friday do próximo ano.
- Acompanhamento eficiente de metas
Para o acompanhamento e conquistas de metas da Black Friday, o BI também pode ser um ótimo aliado. Afinal, a ferramenta consegue mostrar e comparar dados do passado e do presente e até fazer uma estimativa para o futuro, com base nas informações anteriores.
A análise de dados no varejo também auxilia a alcançar novas metas, já que para isso é preciso que o gestor entenda como está o desempenho da equipe, o quanto falta ser vendido para alcançar os resultados pré-definidos e se as vendas estão evoluindo conforme o esperado para a data ou não.
Exemplos práticos do uso do BI nas campanhas de Black Friday
Panvel
Focando em uma estratégia multicanal, a Panvel, rede de farmácias do sul do país, conseguiu aumentar em 85% a sua conversão. A ideia da marca foi integrar a estratégia do site com a da loja física através dos dados de comportamento dos clientes.
Para consumidores que fizeram compras nas lojas físicas, dentro da sacola era colocado um panfleto impresso, com CTA de incentivo ao cadastro e um QR code. Ao ler o QR code com seu dispositivo, o cliente era redirecionado para uma landing page com uma roleta de prêmios. Para usuários que entravam pelo site, a roleta já estava automaticamente disponível na página.
Wine
O e-commerce de vinhos usou da análise de dados para traçar uma estratégia de CRM, focando na retenção de clientes e melhor no relacionamento. Dessa forma, os dados dos consumidores foram usados para oferecer, no site, os produtos que aquele usuário mais teria chance de comprar, ou suas preferências de compra anteriores.
Além disso, uma estratégia de e-mail marketing personalizada também foi posta em ação, ajudando a aumentar o número de visitas no site em 40%.
Azul Linhas Aéreas
Graças à análise de dados, a Azul pode criar ações automatizadas e personalizadas para cada cliente, pensadas em fortalecer o relacionamento e ativar a retenção. Desse modo, a marca obteve uma conversão 3 vezes maior do que antes da estratégia ser colocada em prática.
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