Você já parou para pensar na importância que a análise de dados tem para o agronegócio? Na verdade, se voltarmos séculos na História, perceberemos que o uso de ferramentas para ampliar a produção sempre foi a regra: da criação de arados e outros instrumentos ao uso de técnicas simples de estocagem, as tecnologias foram sendo desenvolvidas a partir das necessidades dos produtores rurais.
Hoje, o cenário não é diferente. Afinal, a cada ano são lançadas novas máquinas de colheita, tratores e fertilizantes. Mas e quanto à inteligência de dados, que pode auxiliar no planejamento estratégico, redução de custos e consequente aumento de lucros do agricultor? Esta ainda está começando a ser mais explorada no ramo.
Problemas na análise de dados no agro: os principais desafios da área
1 – Falta de conectividade
A persistente falta de conectividade, ainda existente em diversas áreas do país, é talvez o principal desafio a ser superado pelo agronegócio. Dessa forma, fica impossível receber análises digitais em tempo real.
Segundo um estudo realizado pelo IBGE, falta conexão em 3,6 milhões de fazendas brasileiras, o que prejudica o uso de novas tecnologias em um dos principais setores da economia. Importante ressaltar que o número equivale a 70% das propriedades produtivas do Brasil.
2 – Falta de know-how e conhecimento acessível
Muitos dos profissionais do setor ainda não têm inteligência de negócio focada em análise de dados, além de não saberem exatamente como fazer a coleta de dados e nem por onde começar a reunir essas informações. Soma-se a isso a falta de conhecimento sobre o assunto, que seja acessível de verdade – principalmente em regiões com pouca ou nenhuma conexão.
3 – Desperdício de insumos e produtos
Outro grande desafio é diminuir, ou até mesmo erradicar, o desperdício da produção. Afinal, a perda do produto contribui para o aumento dos custos operacionais, diminuindo as porcentagens de lucro.
Para tanto, é necessário um processo de análise de dados implementado desde o planejamento da plantação, passando pela colheita e até a estocagem.
4 – Logística de transporte e entrega
Por fim, problemas com logística na hora de transportar insumos são bastante comuns. Além de haver o risco de danificação dos produtos e perda de valor, a falta de um estudo de rotas adequado e acompanhamento em tempo real dos caminhões prejudica a otimização das entregas para os distribuidores.
Conheça os principais benefícios do BI no agronegócio
Previsão eficaz das condições de tempo, clima e hídricas
Uma das principais aplicações da análise de dados no agronegócio é a previsão das condições hídricas, do tempo e também do clima. Afinal, essas informações são fundamentais para a atividade agrícola, uma vez que determinam a produtividade de uma cultura, além de definir o calendário de atividades de uma propriedade.
Saber previamente sobre a possibilidade de chuva, por exemplo, auxilia na definição da melhor data de plantio, colheita e a forma de realizar o manejo do solo, irrigação e controle de pragas. Do mesmo modo, entender sobre a intensidade e a direção do vento ajuda na aplicação de defensivos, evitando o desperdício.
Previsão de pragas nas culturas
Tendo os dados em mãos, é chegada a hora de interpretá-los. Afinal, mais importante do que saber se vai chover, ter sol ou qual será a temperatura média do dia, é compreender o que esses números significam.
Isso porque determinadas condições climáticas favorecem o surgimento de pragas na cultura. Além disso, em alguns casos, a não previsão do clima pode fazer com que esses agentes patógenos causem prejuízos parciais ou até mesmo totais na produção.
Aumento da produtividade e redução das perdas
A implementação do BI no agro, dentre outras coisas, contribui para o aumento da produtividade no campo, uma vez que motiva os produtores a realizar mais investimentos em produtos, serviços e máquinas — o que retorna de forma bastante positiva. E, além disso, faz esse retorno ser mensurável, mostrando de vez o que dá certo e o que precisa ser repensado.
Com isso, a produção será otimizada e a probabilidade de garantir lucros significativos será maior. Sem contar que, conhecendo os riscos previamente, podemos estar a um passo à frente de quem não faz o monitoramento.
Praticidade e agilidade dos processos
Ter sistemas de análises de dados à disposição do negócio traz uma série de benefícios no que diz respeito à agilidade para os produtores, tais como:
- maior planejamento;
- automatização das tarefas;
- rápida tomada de decisão quanto aos procedimentos;
- agilidade nos processos gerenciais;
Aplicando o BI no dia a dia do agronegócio
Indicadores em um só lugar
Com o Business Intelligence, os agricultores podem reunir num só lugar os indicadores da propriedade, como o volume produzido na lavoura. Além disso, os dados agregados de vários produtores podem achar as melhores práticas — e ajudá-los a ter certeza na hora de tomar decisões sobre o negócio. É um conhecimento em rede.
Controle remoto das operações
Com o uso do BI, o produtor é capaz de saber em tempo real o que está acontecendo, mesmo que à distância. Dessa forma, ele pode analisar indicadores e tomar decisões na hora certa, garantindo maior qualidade. Isto também o ajuda a ganhar tempo para se dedicar a outros âmbitos do negócio.
Prepare-se para um mercado agro cada vez mais competitivo
Num mundo em constante transformação, as novas tecnologias não param de surgir e os produtores rurais precisam estar atentos para aquelas que são mais decisivas para o sucesso do negócio.
A implementação de um sistema de Business Intelligence permite ao gestor estar passos à frente da concorrência. Na prática, isso acontece porque o BI traz inteligibilidade para a rotina dos negócios e ao fazer isso, promove uma agilidade que permite atuar e planejar com eficiência.
Implemente agora a análise de dados no seu agronegócio
A BlueMetrics tem a solução de análise de dados ideal para o seu negócio e propriedade. Então, deixe uma mensagem no nosso formulário que nós entraremos em contato com você.
Se você quiser se aprofundar ainda mais o assunto, sugerimos que você confira nosso post Saiba como utilizar o BI para reduzir custos.