BI para o agronegócio: áreas para monitorar e otimizar resultados

BI para agronegócio

Entenda como o BI pode trazer possibilidades inovadoras nos mais diversos setores dentro do agronegócio, do monitoramento de máquinas ao combate de pragas e doenças.  

O BI pode trazer inúmeras vantagens e inovações para o agronegócio. Fugindo da análise de lucros e resultados financeiros, nós te mostramos aqui outras áreas nas quais o Business Intelligence pode ser o seu maior aliado, além das principais métricas a serem analisadas para um resultado positivo.

Para se ter uma ideia de todas as possibilidades do BI, você já imaginou como uma plataforma baseada em dados pode ajudar você a gerar relatórios completos e personalizados? Além de otimizar o tempo, tomar decisões também se torna muito mais fácil. Mais ainda, análises preditivas realizadas por meio de inteligência artificial podem ajudar você e a sua propriedade a antecipar acontecimentos e a se preparar para eles.

Já imaginou o poder de informações como essas? 

BI para o agronegócio: possibilidades de monitoramento para você ter o controle total da sua propriedade

1 – Monitoramento de máquinas para manejo do campo

Se falamos de agronegócio e tecnologia, falamos em automação do maquinário agrícola, que é uma realidade cada vez mais comum nas propriedades rurais. Esse tipo de tecnologia, que registra as atividades desses equipamentos a cada segundo, pode se beneficiar de uma ferramenta de Business Intelligence. 

A partir desse monitoramento constante e dos dados coletados, é possível avaliar o risco de falha das máquinas e evitar uma situação de emergência não planejada. Além disso, a manutenção preventiva da frota irá aumentar o desempenho do maquinário e garantir um aproveitamento máximo de vida útil dos equipamentos.

2 – Combate a pragas e doenças

Se é possível monitorar máquinas, dá pra fazer o mesmo com pragas e doenças, ainda mais com o auxílio de novas tecnologias, como drones e sensores. Com o monitoramento e as informações extraídas dele, você pode tomar decisões antes que o problema se propague pela plantação. Em bom português: cortar o mal pela raiz.

Aqui, vamos na linha que falamos na introdução deste texto sobre antecipação de fatores que influenciam o campo. Por exemplo, você pode agrupar dados específicos sobre quando a lagarta-do-cartucho ataca a sua lavoura de soja no início e no fim do ciclo de cultivo. Dessa forma, você consegue decidir de maneira direcionada para terminar de vez com a praga.  

3 – Alocação de transbordo

Gerenciar as operações de logística no campo pode ser uma grande dor de cabeça, já que gestores costumam lidar com fatores diversos, como baldios, carregamentos e transportes.

Com uma ferramenta de BI, as suas operações podem ser otimizadas com a automatização de processos. A partir de informações coletadas em tempo real e cálculos de previsão de demandas, um transbordo pode ser alocado antecipadamente a uma colhedora.

BI para agronegócio: KPIs e indicadores para você ficar de olho

1 – Custos de aplicação de insumos

Engloba o tempo gasto na aplicação e o valor da hora de trabalho do funcionário. Esses valores devem ser somados aos custos dos produtos e às despesas com maquinário, como combustível e depreciação dos equipamentos.

2 – Custos de aplicação de defensivos

Tem basicamente o mesmo funcionamento do custo de aplicação de insumos, mas agora com foco voltado à aplicação dos defensivos e controle de pragas. 

3 – Horas trabalhadas

Compreende o tempo de uso do maquinário e o período trabalhado pelos funcionários. Para conhecer o resultado desse indicador, basta dividir as horas por cultura, variedade, área, fazenda e assim por diante.

4 – Produtividade por cultura

Diz respeito à quantidade produzida de uma determinada cultura em um certo período de tempo – podem ser sacas por mês ou toneladas por semestre, por exemplo.

5 – Vencimentos próximos

Como o próprio nome já dá a entender, acompanha aqueles compromissos prestes a vencer, como o pagamento de fornecedores ou a entrega da produção.

6 – Acompanhamento de tarefas

Aqui entram as atividades atrasadas ou abandonadas, bem como as tarefas a fazer. Deve levar em conta a prioridade das demandas, como sugestões de compra para que não faltem insumos cruciais ao planejamento de safra.

Sabe o que todas essas métricas têm em comum? O BI te ajuda a controlar todas elas, de maneira intuitiva, fácil e focada em resultados. 

Implemente uma solução de BI no seu agronegócio

Uma dica extra é contar com uma solução de BI capaz de gerenciar todos os dados da sua produção. A BlueMetrics oferece a solução de data analytics da Sisense, líder global no segmento. 

Para saber mais, deixe uma mensagem no nosso formulário que nós entraremos em contato com você.

Contact us

Contact us

en_US