Business Intelligence no varejo: como a análise de dados pode transformar o setor

Business Intelligence no varejo

Entenda como o varejo pode se beneficiar de uma estratégia de Business Intelligence efetiva

Quando pensamos em varejo, pensamos em uma das áreas mais competitivas e inovadoras do mercado. É por meio desse segmento que são introduzidas a maior parte das estratégias disruptivas, arrojadas e que são altamente focadas em resultados. 

No entanto, será que os varejistas investem em táticas de análise de dados efetivas, concentradas em impulsionar o setor? Talvez a resposta para essa pergunta seja subjetiva e dependa de muitos fatores. Porém, uma coisa é certa: com a competição digital, o crescimento de e-commerces e ações omnichannel, investir em business intelligence no varejo é a receita certa para alcançar o crescimento. 

Como o Business Intelligence pode solucionar problemas do varejo? 

Quem pertence ao setor varejista sabe: independente do sucesso alcançado e do tamanho da empresa, alguns problemas persistem. Contudo, muitos deles podem ser solucionados com a adoção de estratégias de Business Intelligence e análise de dados.

  • Problemas de estoque e logística. 
  • Escolha e relacionamento com fornecedores. 
  • Falta de planejamento estratégico. 
  • Falta de visibilidade sobre o desempenho da loja (ou das lojas). 
  • Dificuldade em acompanhar os KPIs e o atingimento de metas da empresa. 
  • Dificuldade em acompanhar o desempenho dos funcionários. 
  • Falta de segurança e monitoramento.
  •  Problemas em traçar e seguir um planejamento de marketing. 

A lista é imensa. E pode se tornar ainda maior, dependendo de qual segmento do varejo você e a sua empresa se encontram.

A boa notícia é que a análise de dados pode ser a chave para resolver de vez esses problemas, que atrapalham – muito! – a busca pelos melhores resultados e entrar de vez na transformação digital.

Entenda os benefícios do Business Intelligence para o varejo

1. Gestão de estoque otimizada

Ficar de olho na mercadoria do estoque é um dos pontos sensíveis para quem atua no varejo. Afinal, é importante que o produto esteja sempre disponível para o cliente, mas sem excessos, para não deixar o dinheiro parado e reduzir custos. 

Com o BI, o gestor consegue conhecer melhor os processos da operação e, com isso, pode descobrir a quantidade certa de material para cada loja, analisar a frequência de compra e organizar o remanejo de mercadorias, se for necessário.

2. Análise precisa de fornecedores

Os dados pelas ferramentas BI também podem auxiliar no relacionamento com os fornecedores, já que possibilitam a mensuração da qualidade e do volume de compras com cada fornecedor. Assim, é possível que o gestor conheça com mais precisão aqueles que oferecem melhor prazo, valores mais baixos e quais não têm problemas com entrega de mercadoria.

3. Um planejamento estratégico de verdade

Com a análise de dados, é possível fundamentar melhor a tomada de decisão dentro de uma empresa. Isso porque uma série de métricas e estudos precisos são usados para que o planejamento estratégico aconteça de forma mais organizada.

Dessa forma, fica mais fácil compreender o cenário de maneira sistêmica, entendendo os níveis de inadimplência, o funcionamento do fluxo de caixa e a necessidade de mudanças e implementação de melhorias. 

4. Avaliação eficiente da rentabilidade de lojas

No varejo nem todas as lojas têm o mesmo rendimento e a mesma rentabilidade. E é essencial que o gestor saiba disso e tenha mecanismos para identificar essas unidades. Nesse caso, o Business Intelligence pode ser muito útil para entender os motivos pelos quais uma unidade é mais lucrativa do que outra. 

Com os dados em mãos, o gestor é capaz de desenhar estratégias e tomar decisões importantes para o negócio, como fechar uma loja, por exemplo.

5. Acompanhamento eficiente de metas 

Para o acompanhamento e conquistas de metas, o BI pode ser um ótimo aliado. Afinal,  a ferramenta consegue mostrar e comparar dados do passado e do presente e até fazer uma estimativa para o futuro, com base nas informações anteriores.

A análise de dados no varejo também auxilia a alcançar novas metas, já que para isso é preciso que o gestor entenda como está o desempenho da equipe, o quanto falta ser vendido para alcançar os resultados pré-definidos e se as vendas estão evoluindo a cada mês ou não. 

6. Melhor performance do Marketing

O BI também pode ser útil para traçar o perfil dos clientes de determinada empresa. Assim, é possível fornecer ao departamento de marketing informações que podem servir para criação de campanhas de comunicação, eventos promocionais e até na criação de novos produtos ou serviços, de acordo com a necessidade do consumidor final. 

Fazer uma análise das informações obtidas através de dados dos clientes é fundamental para conhecer quem está consumindo seu produto/serviço, conseguindo fazer uma abordagem mais direcionada e certeira para esse público.

7. Identificação e desenvolvimento de skills necessárias para os vendedores

Por meio da análise de dados, os varejistas podem subsidiar uma estratégia de desenvolvimento de skills, compreendendo o que é necessário para as atividades essenciais, visando o crescimento. Desse modo, dá para identificar quais talentos você já tem  em casa, quais você precisa desenvolver ou prospectar no mercado. 

Confira exemplos práticos do que o business intelligence no varejo pode fazer

Você motiva os seus colaboradores 

Tendo acesso às métricas de desempenho dos seus colaboradores, fica muito mais simples identificar habilidades e desafios. Com esse primeiro passo, o gestor pode focar em métodos de desenvolvimento de habilidades e trabalhar os gaps de maneira muito mais certeira.  

Além disso, esse estudo de comportamento também se aplica ao público-alvo da loja, que pode ser analisado, visando o conhecimento de hábitos, preferências e conduta de compra. 

Com o Business Intelligence no varejo você tem uma visão geral e estratégica das lojas

Com uma visão de cada unidade, você pode tomar decisões precisas, focadas em lucro e resultados. Você não vai estar no escuro e poderá contar com relatórios para decidir de forma embasada em dados.

Você mapeia o estabelecimento e cria oportunidades de conversão

Algumas ferramentas analíticas permitem mensurar o que chama atenção do público, o que preferem comprar e o que não sai da prateleira. Isso faz com que o gestor saiba exatamente o que deixar diante dos olhos dos clientes e o que pode ficar mais no fundo da loja.

Você cria campanhas de marketing voltadas para a venda 

Independente de ser loja física ou e-commerce, algumas campanhas costumam atrair mais o público justamente por atingir o canal certo de comunicação. Com o BI, é possível saber qual canal seu público alvo deseja receber informações e acertar na hora de informar sobre seus principais produtos e serviços.

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Parceira da Sisense, uma das maiores empresas globais de Data Analytics e Business Intelligence, a BlueMetrics ajuda você a implementar e operacionalizar a melhor solução de análise de dados no seu negócio.

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