Num mundo cada vez mais orientado por dados, o data driven se tornou uma buzzword. No entanto, acredite, o conceito vai muito além disso e é a chave para você tomar decisões de maneira segura, sólida e baseada em informações relevantes.
Dessa forma, empresas data driven são aquelas que tiram o máximo do potencial que só os dados certos oferecem. Sua função é transformar a simples informação em ações eficazes que conquistam resultados expressivos e, novamente, utilizar os dados resultantes, criando um círculo virtuoso.
Tudo parece ainda um pouco subjetivo demais? Então leia este post e entenda o que é data driven, suas aplicações e, de quebra, confira alguns exemplos práticos.
Mas, afinal, o que significa o conceito data driven?
Data driven qualifica processos orientados por dados, ou seja, embasados na coleta e análise de informações. Na verdade, a própria tradução do nome pode ser entendida como “dirigido/orientado/direcionado por dados”. No mundo corporativo e no processo de Business Intelligence, isso significa colocar os dados no centro da estratégia e da tomada de decisões. Assim, você elimina o risco de decidir por impulso ou baseado em intuição, perdendo dinheiro e tempo.
A ideia por trás da metodologia é usar a análise computacional (analytics) de grandes volumes de dados complexos e díspares (Big Data) para solucionar problemas e obter insights, valendo-se principalmente de inteligência artificial e machine learning.
Sendo assim, as empresas data driven são aquelas que planejam, executam e gerenciam com base em dados reais, utilizando soluções movidas por algoritmos para desenvolver sua inteligência corporativa. Ao fazer isso, essas organizações saem na frente dos concorrentes e crescem muito mais rápido, alinhadas à transformação digital – e preparadas para seus desafios.
Data driven x Analytics driven: entendendo a diferença
Sim, ambos são coisas diferentes. Mas a confusão é totalmente compreensível, já que, além do nome parecido, os dois lidam com tecnologia e fazem parte da ciência de dados. Vamos destrinchar essas diferenças?
Enquanto o data driven tem o seu foco em análises quantitativas, baseadas em números e modelos preditivos, o analytics driven enfatiza a abordagem qualitativa, buscando cruzar as informações e criar padrões entre os dados coletados.
Na prática, os dois processos são complementares e caminham juntos nas empresas, pois a diferença está apenas na complexidade da análise.
Sim, o data driven é aplicável para qualquer segmento
Toda empresa tem o poder de utilizar dados para tomar decisões estratégicas e aumentar seu valor de mercado. Independente do segmento de atuação, esse é um dos objetivos de grande parte das empresas que buscam um crescimento constante e expressivo.
Sendo assim, a metodologia e a premissa do data driven valem para empresas de todas as áreas, da saúde ao setor financeiro, da educação ao bancário. Afinal, algumas questões são pertinentes para qualquer segmento, como:
- Quem são os seus clientes;
- Quais produtos ou serviços são mais valorizados por eles;
- Qual é o valor que eles estão dispostos a pagar pelas soluções;
- Quais são os pontos de contato preferenciais;
- Qual é o momento mais adequado para abordar o consumidor;
- Quem são os parceiros estratégicos da empresa;
- O que o seu concorrente faz para atrair os seus clientes atuais.
Com a ciência de dados do data driven, você obtém essas respostas e se certifica de criar comunicações e relacionamento com o cliente certo, no momento certo.
Para otimizar sua gestão, oriente-a por dados
Antes de qualquer coisa, olhe para os seus dados internos. Relatórios, dados de vendas e outros indicadores gerados pela própria empresa são preciosas fontes de informação na metodologia data driven. Além disso, lembre-se que os seus consumidores deixam rastros on-line. Informações de seu site, Facebook e Instagram, por exemplo, também são importantes fontes de dados.
De frente a essas informações, você terá uma base sólida para a tomada de decisão, pois não apenas conhecerá melhor o seu consumidor, mas também a sua própria empresa. Da organização, recolhimento e agrupamento desses dados, sairão insights valiosos que vão ajudar no planejamento da sua estratégia a longo prazo, batendo metas, otimizando os recursos financeiros, humanos e a gestão do seu negócio.
Na prática: conheça 4 cases de sucesso
Disney
Mensurações contínuas do mercado, estímulo a respostas em formulários por parte de seu público-alvo e a contratação de profissionais para gerenciar sua base de dados — além do extenso uso de big data — são apenas algumas das práticas da Disney para garantir que a cultura data driven seja parte da estratégia. Assim, os produtos oferecidos ao mercado atendem com maior precisão as necessidades do target e colocam a empresa como um exemplo a ser seguido.
Netflix
A gigante do streaming analisa o perfil de cada espectador, seleciona títulos que se enquadram nos padrões de preferência e os oferece como sugestão, na tela principal, dando ênfase a uma experiência de usuário altamente personalizada. Os dados utilizados são reais, fornecidos conscientemente pelo usuário. Também é por meio da análise de dados que são criados personagens e roteiros, como no caso do fenômeno Stranger Things.
Spotify
Na mesma pegada da Netflix, o Spotify, um dos maiores streamings de música, oferece seus serviços baseado em dados reais de usuários, montando playlists e oferecendo a eles recomendações que realmente se encaixam em suas particularidades, gostos, necessidades e humor.
Itaú
O banco promove um projeto que reúne diversos talentos para desenvolver soluções inovadoras e pontuais com o uso de dados reais de clientes. É a Batalha de Dados. A proposta é juntar profissionais que entendem o poder do data analytics para resolver questões relevantes. Com isso, alguns processos internos foram melhorados, como o entendimento do contexto do cliente para aprimorar a comunicação e a extração de informações sobre como fazer a melhor oferta do programa de fidelidade dos cartões de crédito.
Quer implementar a cultura data driven na sua empresa? A BlueMetrics é parceira da Sisense, uma das maiores empresas de Data Analytics e Business Intelligence do mercado mundial. Por isso, aqui você encontra a melhor solução para implementar a ciência de dados no seu negócio. Deixe uma mensagem no nosso formulário que nós entraremos em contato com você.