Gestão de logística: o business intelligence como aliado no processo

Gestão de logística e business intelligence

Ao pensar em gestão de logística, muitas vezes associamos à área somente a transporte de carga e pessoas. No entanto, ela vai além disso e inclui questões como gestão de estoque, manuseio de produtos e armazenamento da carga. 

Dessa forma, em um setor tão complexo, é normal que existam gargalos que prejudiquem não apenas a produtividade, mas a competição no mercado, aumentando os custos e a quantidade de retrabalho. 

E é aí que entra o business intelligence. Como uma metodologia que visa minimizar erros e ajudar na tomada de decisão, o BI pode ajudar os gestores do setor por meio da coleta de dados relevantes. 

A gestão de logística e as dificuldades no varejo

No varejo, a logística é um serviço essencial e que deve ser executado da melhor forma possível, mesmo em períodos de adversidades, como a pandemia do coronavírus. Para isso, é preciso conhecer e superar alguns obstáculos que já são velhos conhecidos dos gestores. 

  1. Gerenciamento de estoque

Seja para um e-commerce ou para uma loja física, o gerenciamento de estoque é uma das maiores dores do varejo. Afinal, ele exige controle adequado e atualizado em tempo real, a fim de garantir a disponibilidade dos produtos, a separação e a expedição dos pedidos no tempo adequado.

Se o estoque estiver desorganizado e com gargalos no fluxo, as chances de atrasos são maiores, o que pode criar uma bola de neve de erros, prejuízo e baixa produtividade.

  1. Falta de comunicação

Não é segredo para ninguém que a comunicação é peça chave no bom andamento de qualquer processo. Assim, não contar com meios de comunicação fáceis e simples pode comprometer todo o trabalho e causar contratempos. É muito comum passar despercebido e a informação não chegar corretamente a quem precisa, e isso é um erro grave.

  1. Não consultar o estoque

Esse é um tipo de problema bola de neve. Ele começa lá em cima, no tópico de gestão de estoque, onde muitos gestores não possuem informações atualizadas sobre a situação do estoque. 

  1. Não acompanhar o histórico de resultados

Não acompanhar as métricas de resultados e o desempenho da gestão de logística é um erro habitual causado, principalmente, pela falta de coleta de dados confiáveis, o que impossibilita a criação de relatórios fáceis de analisar.

Desse modo, fica mais difícil identificar os ajustes necessários e onde eles deverão ser executados, ou seja, dificulta corrigir pontos que merecem atenção e há grande possibilidade de afetar as vendas, devido aos erros recorrentes e à falta de solução.

Os benefícios em ter o BI como aliado na área de logística

1 – Dashboard personalizado em tempo real

Diante do grande volume de variáveis existentes na gestão de logística, é muito difícil tomar uma decisão apoiada apenas na sua experiência e instinto. Para que a tomada de decisão seja mais rápida e precisa, o gestor necessita de indicadores atualizados em tempo real que auxiliem a sua análise.

Por isso, uma ferramenta de business intelligence tem um valor tão grande. Afinal, ela permite a visualização de maneira organizada e atualizada de todas as informações operacionais. Dessa maneira, o gestor consegue relatórios gerenciais para realizar a sua análise e embasar suas escolhas. 

2 – Monitoramento completo da operação

Ao coletar grande quantidade de dados sobre todas as etapas do processo de uma empresa, o sistema de BI permite ao gestor de logística o monitoramento completo da sua operação. Assim, é possível encontrar falhas e agir sobre elas rapidamente.

É possível acompanhar cada etapa, desde a roteirização da frota até a entrega do produto ao cliente e retorno do veículo à sede da empresa, fortalecendo a segurança dos colaboradores e dos veículos. 

Do mesmo modo, o gestor de logística consegue saber se a rota foi cumprida adequadamente, a entrega realizada no prazo, com a documentação devidamente assinada. Além disso, consegue mapear problemas na rota, como a quebra de um veículo ou perda de janela de atendimento entre uma série de outros fatores.

3 – Melhoria de processos 

As informações disponibilizadas por um sistema de business intelligence permitem uma avaliação do estado atual dos processos da empresa de logística. Os indicadores permitem compreender onde estão os gargalos operacionais, tornando possível a elaboração de planos de ação para eliminá-los. 

Além disso, o monitoramento constante dos processos, com dados em tempo real, permite ao gestor garantir que esses processos vão ocorrer conforme planejado, mantendo eles dentro do padrão estabelecido, reduzindo desvios e eliminando erros. 

Os principais benefícios do BI para a gestão de logística

Certo. Agora você já sabe como a análise de dados pode facilitar – e muito – a gestão de saúde, independente do tipo de instituição. Mas que tal entender esses benefícios um pouco mais a fundo? 

1 – Diagnóstico e tomada de decisão

Sim, a coleta e análise de dados se estende aos pacientes. Com o BI, é possível examinar a evolução clínica do paciente, o que é útil para escolher as melhores opções de tratamento, e ainda gerar uma base histórica para a comparação de desfechos de casos similares. Uma das metodologias que podem ser usadas aqui é o próprio screening populacional. 

2 – Atendimento e otimização de processos

Uma das grandes reclamações sobre as instituições de saúde é a burocracia dos documentos e, consequentemente, a lentidão dos atendimentos. No entanto, soluções de Business Intelligence também podem ajudar nessa hora, por meio do acompanhamento de indicadores, automatização e simplificação do processo, garantindo mais rapidez e eliminando o risco de erros. 

3 – Informações extraídas com segurança

Por agregar informações de diversos sistemas, as ferramentas de BI possuem uma grande confiabilidade das informações, dado que nenhum trabalho de coleta de dados é feito manualmente. No entanto, a qualidade das informações de Business Intelligence depende invariavelmente da qualidade das informações dos sistemas da instituição. Por isso, é necessário muito cuidado para gerar informações de qualidade.

4 – Armazém e estoques inteligentes 

Com o BI o gestor também pode avaliar as flutuações de demanda conforme período do ano, tempos médios de entrega, preparação de produtos e também de chegada de mercadorias dos fornecedores.

Mais ainda, dá para verificar a disponibilidade de frota para entrega ou de parceiros para fretamento. Também é possível ter informações sobre os pedidos já realizados que precisam ser entregues, status de estoque atual, pedidos que estão a caminho. Ou seja, é possível avaliar toda a sua cadeia logística através de dados.

Desta forma, uma melhor gestão do armazém deixa de ser um sonho inalcançável e se torna realidade. 

Empresas que já estão usando o business intelligence na prática 

Magazine Luiza
Um dos maiores varejistas do Brasil aumentou em cinco vezes a sua capacidade de envio de produtos pequenos. Segundo Fábio Manzi, diretor de transformação digital e pós-venda da empresa,  o Magazine Luiza começou a adotar esse modelo de gestão em seu maior centro de distribuição, no interior de São Paulo, que é responsável por quase 50% do faturamento da companhia

Nesse período, a empresa já colocou em prática melhorias em processos produtivos por meio da identificação e eliminação de trabalhos que não criam valor. 

Mary Kay

A empresa de cosméticos, em pouco tempo,  reduziu em mais 70% o tempo necessário para receber produtos dos fornecedores e diminuiu em mais de 40% o estoque de embalagens, ganhando velocidade, espaço e produtividade, além de eliminar desperdícios. 

Patrus

Uma das maiores transportadoras de cargas do Brasil, reduziu em mais de 30% o tempo de carregamento e descarregamento de materiais em seis de suas maiores unidades. 

Em cerca de dois anos, a empresa conseguiu redesenhar o layout de recebimento de cargas em 22 de suas unidades, usando o diagrama de espaguete. Trata-se de uma técnica que consiste em analisar as movimentações de pessoas e de materiais num processo logístico, visando eliminar os movimentos desnecessários e aumentar a rapidez e economizar espaço.

Implemente agora o BI na sua gestão de logística 

Parceira da Sisense, uma das maiores empresas globais de Data Analytics e Business Intelligence, a BlueMetrics ajuda você a implementar a melhor solução de análise de dados na sua gestão de logística. 

Deixe uma mensagem no nosso formulário que nós entraremos em contato com você.

Contact us

Contact us

en_US