O Business Intelligence é extremamente versátil e tem diversas aplicações, tanto no que se refere a segmentos de atuação das empresas quanto aos seus departamentos internos. Pode ser extremamente útil para tornar mais eficientes os processos do setor de RH (como falamos recentemente aqui), mas também para evitar perdas e maximizar lucros no crediário de uma rede de varejo, por exemplo. Agora, para os dados serem realmente úteis, precisamos estabelecer indicadores de forma a avaliar a performance e, mais do que isso, entender o que é preciso fazer para melhorar os resultados. Por isso, hoje vamos conhecer as principais métricas para crediários.
Métricas para crediários: quais as mais importantes?
Além da quantidade de novos clientes e taxa de inadimplência, existem outras métricas para crediários que são muito importantes. A seguir, vamos analisar três delas, além de sugerir o que fazer em alguns casos:
First Payment Default
O FPD é uma métrica para crediário muito importante e se refere à porcentagem de clientes que não pagaram a primeira parcela. Uma das maiores dificuldades ao analisar o FPD é saber quando se trata de uma eventualidade ou de uma fraude.
No entanto, com o auxílio de uma ferramenta de BI, é possível cruzar estas taxas com os dados dos seus clientes. As fraudes são mais frequentes em um determinado bairro ou cidade? Ou então com o público de uma determinada faixa etária?
Sabendo quais são os motivos, fica mais fácil criar soluções. Então podemos fazer regras específicas para as propostas de crédito e, assim, melhorar a qualidade da nossa carteira.
Taxa de rolagem
A taxa de rolagem também é uma métrica para crediários analisarem a inadimplência da sua carteira. Nesse caso, ao invés de analisarmos apenas a primeira parcela, vemos quantas vezes os clientes deixaram de pagar de um mês para o outro. Ou seja: se e como rolaram a dívida.
Esta métrica nos permite visualizar o faturamento por receber, além de pensar em formas mais efetivas de cobrança para reduzir o “envelhecimento” da carteira. Por exemplo: notamos que após a sexta rolagem, as chances do cliente não saldar a dívida é muito alta. Para evitar medidas mais drásticas e onerosas, na quarta ou quinta rolagem podemos oferecer o parcelamento da dívida.
Assim como no FPD, também podemos analisar os perfis de quem tem maior probabilidade de rolar as dívidas e oferecer um limite menor para estes clientes, limitando os prejuízos.
Índice de Recompra
Uma alta taxa de inadimplência sempre significa dor de cabeça, diferente do índice de recompra. Este queremos ver sempre lá em cima. É aquela história: é mais barato vender novamente para um cliente do que conseguir um novo.
O cálculo do índice é simples, basta uma regra de três. Se a cada 10 clientes, 4 são novos e 6 antigos, então o seu índice de recompra é de 60%. Mas o que fazer para melhorar essa métrica? Bom, com base nos seus dados, você pode enviar e-mails com produtos de interesse do consumidor, anunciar novas promoções, oferecer descontos etc.
Qual a melhor forma de analisar as métricas para crediários?
Em muitos casos, essas análises são feitas em planilhas, o que demanda tempo e oferece poucos recursos para cruzar dados de extrema relevância para o seu negócio. Por isso, o ideal é utilizar uma ferramenta de Business Intelligence para facilitar o acesso e a leitura das informações, preferencialmente em tempo real.
Trabalhar com data analytics facilita o processo de análise e a tomada de decisões, em oposição a demandar tempo para construir e alimentar tabelas que ficarão desatualizadas no dia seguinte.
Você sabia que a BlueMetrics desenvolveu a ferramenta ideal, com base na tecnologia Sisense, para reduzir perdas e ampliar os ganhos no seu crediário? Deixe uma mensagem no formulário abaixo que vamos entrar em contato. E, se ainda não está decidido por uma solução de BI, confira nosso post Tudo o que você precisa saber para escolher bem a sua solução de BI.