Uma das características mais impressionantes da inteligência de negócios é que podemos aplicá-la a qualquer nicho de mercado, em qualquer setor de uma empresa. Precisamos apenas de dados e uma ferramenta capaz de interpretá-los, além, é claro, de uma estratégia. O People Analytics, um processo de BI para o Recursos Humanos, é um ótimo exemplo disso.
No post Saiba como utilizar o BI para reduzir custos, trouxemos um breve conceito de People Analytics: “o processo de coleta e análise de dados para gerar valor do capital humano em uma organização”. Hoje, vamos nos aprofundar um pouco mais no tema.
Desafios do People Analytics
De acordo com o relatório Global Talent Trends 2020 do LinkedIn, apenas 29% dos profissionais de RH afirmam ser capazes de usar insights sobre seu pessoal com sucesso. Considerando que uma empresa padrão de hoje tem entre 15 e 19 sistemas de RH alimentando-a com informações e 85% dos líderes dizem que a análise de pessoas é muito importante para o futuro do RH, isso claramente tem que mudar!
Já a pesquisa Práticas de People Analytics nas Organizações Brasileiras, conduzida pela PwC, em parceria com a FGV, mostra que apenas 10% das empresas estão no último grau de maturidade para implantar o PA. Para a Gerente de People & Organization da PwC Brasil, Rachel Malva, os principais desafios para a evolução do People Analytics no Brasil são as “dificuldades de correlacionar os indicadores com os objetivos do negócio”. No entanto, com a plataforma de BI certa é possível reunir todos os dados gerados pelo RH e fornecer a clareza necessária para a entrega de insights valiosos.
Ainda que as equipes de RH tenham cada vez mais informações ao seu dispor, cada empresa está no seu próprio estágio da curva de maturidade de dados (tradução livre para “data maturity curve”). O gráfico abaixo, do post “Getting started with People Analytics“, do blog da Sisense, ilustra bem:
Os três estágios do People Analytics
O uso da análise de RH vai desde a extremidade operacional, passa pela geração de insights estratégicos até chegar na inteligência transformacional. Vamos passar por cada um destes estágios, então vá pensando onde você está e como a análise e plataforma de BI certas podem alavancar o People Analytics na sua empresa.
Análise operacional
Muitas organizações já têm uma operação bem estruturada desta etapa. Podem ser relatórios ad-hoc executados por um único programa (o sistema de recrutamento, por exemplo). Também pode ser uma plataforma de BI com várias dimensões de dados, de uma variedade de sistemas, capaz de compreender a causa-raiz de um problema e que permite uma exploração mais aprofundada dos dados.
Seja como for, a análise operacional é útil para descrever seus esforços anteriores ou medir sua eficácia, mas não chega a ajudá-lo a planejar ações futuras.
Análise estratégica
A análise preditiva é a próxima etapa em sua jornada de People Analytics. Sua plataforma de BI irá extrair dados de suas diferentes fontes e aplicativos para ajudá-lo a ter uma ideia melhor do que fazer a seguir. Ainda depende de você fazer esse plano e executá-lo.
Análise transformacional
Não podemos esquecer o que significa o H de RH. Por isso, a análise de RH sempre irá exigir um toque humano. No entanto, para realmente evoluir digitalmente, toda empresa precisa começar a utilizar dados e análises para agilizar os processos e a tomada de decisões. É aí que a análise prescritiva e a inteligência assistida começam a mudar a forma como os profissionais de RH fazem o seu trabalho.
Quem se beneficia do People Analytics?
De forma geral, todos em uma organização irão se beneficiar de uma estratégia de People Analytics. Isso porque será possível observar os desejos, aspirações e insatisfações dos colaboradores e, a partir daí, propor melhorias ou corrigir falhas. No entanto, as utilidades do People Analytics se destacam para as equipes de RH, gerentes e executivos.
Recursos Humanos
O pessoal de RH será a linha de frente a utilizar o People Analytics, sendo muito útil para o planejamento da força de trabalho, estruturação de planos de carreira e atividades relacionadas.
Gerentes
Os gerentes se preocupam com a experiência, as habilidades, o engajamento e a retenção de funcionários. Através do People Analytics podem construir, desenvolver e reter os melhores talentos em suas próprias equipes.
É muito importante que os gerentes usem os dados de forma eficaz para entender se o seu time está engajado ou se há alguma mudança de cultura ou gestão necessária para manter a equipe feliz e saudável.
Executivos
Executivos têm necessidades parecidas em relação aos dados de People Analytics, já que também têm interesse em encontrar e reter os melhores talentos. No entanto, é comum ter uma visão geral do estado do RH na organização. Compreender o desgaste de funcionários, os custos associados à força de trabalho geral e como isso se compara às receitas é vital para os líderes da empresa.
People Analytics: por onde começar?
A adoção de uma ferramenta de BI adequada será o primeiro passo para tornar o People Analytics realidade. Com ela, você poderá tomar decisões melhores e mais rapidamente. No entanto, entendemos que muitas vezes essa solução pode encontrar uma barreira, já que um novo sistema também irá significar um novo jeito de fazer as coisas. Para contornar isso, temos três sugestões:
1) Envolva os colaboradores no processo
Não é raro que as pessoas se sintam intimidadas por ferramentas de BI. Isso geralmente acontece por não entenderem o funcionamento ou a importância daquilo para os seus trabalhos. Por isso, envolver os colaboradores no início do processo, ouvindo o que eles têm a dizer e pensando como resolver seus problemas. Quando decidir por sua ferramenta de BI, proponha um treinamento e compartilhe materiais didáticos aos envolvidos. E uma dica: prefira ferramentas capazes de se inserirem naturalmente no fluxo de trabalho, porque isso facilita a adoção pelas equipes.
2) Conte com a equipe de marketing
Seus especialistas em tecnologia e dados podem fornecer soluções fantásticas em suas áreas, mas talvez não tenham a mesma facilidade de passar seus conhecimentos adiante. Por isso, envolva sua equipe de marketing para criar um plano de comunicação para a implementação do People Analytics.
3) Comece por quem mais precisa
Identifique os gargalos na sua equipe e quais os maiores desafios que enfrentam. A partir disso, proponha a nova solução como forma de auxiliar a melhorar os resultados e o processo de trabalho. O resultado será uma equipe engajada na solução do problema e na sua nova metodologia de trabalho. Com o tempo, ela irá ganhar novos adeptos e a chancela de parte da equipe.
Para o People Analytics ou não, escolha bem a sua solução de BI!
Um fator de grande importância para o People Analytics e qualquer processo que irá se basear em dados, é a escolha da ferramenta de BI. A BlueMetrics é parceira da Sisense, uma das maiores empresas de Data Anaytics e Business Intelligence do mercado mundial, e oferece uma poderosa ferramenta para análise de dados. Caso tenha interesse, mande uma mensagem pelo formulário que em breve entraremos em contato.
Se quiser entender um pouco mais sobre o assunto e como escolher a sua ferramenta, recomendamos o post Tudo o que você precisa saber para escolher bem a sua solução de BI.